ssatp umaFoi na Semana da Mobilidade Sustentável e do Clima (SMDC22) que decorreu em Dakar de 3 a 7 de Outubro de 2022, que houve uma oportunidade de se realizar uma reunião entre o Programa de Política de Transportes de África (SSATP) e várias autoridades de mobilidade urbana (UMAs). Durante a reunião, todos os participantes reconheceram a necessidade de criar uma plataforma formal para a troca de conhecimentos e experiências através da criação de uma Associação Africana de Autoridades de Mobilidade Urbana (AAUMA).


Assim, na terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023, em Abidjan, Costa do Marfim, teve lugar a Assembleia Geral Fundadora da Associação - cujo objectivo é desenvolver uma rede de intercâmbio de conhecimentos e experiências relacionadas com o planeamento, coordenação, regulação, gestão e financiamento dos sistemas de transporte urbano em África. Foi organizada com o apoio da SSATP e da Autoridade de Mobilidade Urbana da Grande Abidjan (AMUGA).

semana da mobilidade Dakar 1Durante a reunião, as UMAs fundadoras e os primeiros membros da Associação adoptaram os estatutos, código de conduta e plano de negócios da Associação, que delineia a estrutura organizacional, as áreas temáticas prioritárias e as actividades propostas a serem conduzidas nos primeiros anos da sua existência.

No final da Assembleia Geral, os membros elegeram por unanimidade o Dr. Thierno Birahim Aw, Director Geral do Conselho Executivo de Transportes Urbanos de Dakar (CETUD), Presidente do Comité Executivo da Associação. Será apoiado nas suas funções por três Vice-Presidentes que são o Director Geral da Autoridade de Transportes da Área Metropolitana de Lagos (LAMATA) (Lagos, Nigéria), a Sra. Abimbola Akinajo, e os PCA’s da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT) (Maputo, Moçambique) e da Casa Transportes (Casablanca, Marrocos), respectivamente o Sr. António dos Santos Matos e o Sr. Nabil Belabed. O Secretariado Permanente, estabelecido em Abidjan, é confiado à AMUGA, através do seu Director-Geral, Sr. Romain Kouakou.

semana da mobilidade Dakar 3Vários países africanos iniciaram a criação de autoridades de mobilidade urbana para reforçar a governação dos transportes urbanos nas áreas metropolitanas com as mais elevadas taxas de crescimento populacional e urbano do continente.

De referir que vários países africanos iniciaram a criação de autoridades de mobilidade urbana para reforçar a governação dos transportes urbanos nas áreas metropolitanas com as mais elevadas taxas de crescimento populacional e urbano do continente.