Início da Formação de Formadores para o Transporte Público UrbanojpgNo contexto da execução do Projeto de Mobilidade Urbana da Área Metropolitana de Maputo (MOVE Maputo), teve início hoje, 30 de janeiro, na cidade de Maputo, o programa de Formação dos Formadores para o Transporte Público Urbano. O principal objetivo é fornecer aos operadores de transporte público urbano conhecimentos abrangentes sobre os principais sistemas mecânicos e elétricos aplicados aos veículos, bem como os respetivos princípios e modos de funcionamento.

Este programa de formação está a ser realizado nas instalações da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) e está dividido em duas categorias. A primeira categoria (nível A) concentra-se na formação de motoristas de chapa, motoristas de autocarros, cobradores de semi-coletivos, autocarros e inspetores de operações de autocarros no local. A segunda categoria (nível B) abrange gestores administrativos, financeiros e de compras, gestores de contratos de serviços, gestores comerciais, de comunicação e de atendimento ao cliente, bem como inspetores de qualidade em operações de autocarros.

A condução da formação está a cargo do INEGI (Instituto de Ciências e Inovação em Engenharia Mecânica - Portugal).

De salientar que o Programa de Formação dos Formadores para o Transporte Público Urbano na Área Metropolitana de Maputo foi lançado em dezembro passado no Distrito de Boane pelo Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone.

Início da Formação de Formadores para o Transporte Público Urbano collage