empossados administradores amtO Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Carlos Alberto Fortes Mesquita conferiu posse, esta Quarta – feira, 15 de Agosto corrente, aos primeiros Administradores da Agencia Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT). Trata-se do Eng. Armando Nhangueve Bembele, Dr. Machaure Jedeão Alberto (Administradores Executivos) e o Dr. Ângelo Alberto Mavie e Dra. Margarida Domingos João Sahador Pereira, representantes dos Ministérios dos Transportes e Comunicações e da Economia e Finanças, respectivamente.


A tomada de posse dos Administradores da AMT surge na sequência da nomeação do Professor António Matos para o Cargo de Presidente do Conselho de Administração deste organismo, cuja posse foi conferida pelo Primeiro Ministro, Dr. Carlos Agostinho do Rosário, a 6 de Agosto corrente.


Armando Bembele, Licenciado em Gestão de Transportes é um quadro do Conselho Municipal de Maputo, onde exerceu vários cargos com destaque para Director de Transporte e Transito Municipal, Chefe do Departamento de Actividades Económicas e Empresas , entre outros. Trabalhou igualmente na Empresa Municipal dos Transportes Públicos de Maputo, onde desempenhou as funções de Administrador Executivo do Pelouro de Operações, Assessor para a área de Tráfego, entre outras.


Machaure Alberto, Licenciado em Gestão, é igualmente quadro do Conselho Municipal de Maputo, com perfil na planificação e gestão de receitas, tendo ocupado funções de Chefe dos Departamentos de Planificação e Orçamento; Aquisições; Receitas; Economia e Finanças, entre outras.
Angelo Mavie, Licenciado em Economia, é quadro do Ministério dos Transportes e Comunicações onde desempenha as Funções de Director Nacional de Economia e Investimentos. Margarida Salvador, Licenciada em Direito, é quadro do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, onde desempenhou as Funções de Assessora Jurídica, Chefe dos Departamentos Jurídico, Administração de Pessoal, entre outras funções.


Falando no acto de posse, o Ministro dos Transportes e Comunicações desafiou os empossados a liderarem a implementação do pacote de medidas em curso para a melhoria dos transportes públicos na zona metropolitana de Maputo que compreende os municípios de Maputo, Matola Boane e o distrito de Marracuene.
“O Governo e a população da zona metropolitana de Maputo nutrem muita expectativa sobre a vossa actuação. Este Conselho de Administração deverá ser muito criativo para apresentar medidas concretas para o sucesso do pacote de acções em curso para a melhoria do transporte público urbana na sua área de actuação. Precisamos de melhorar a fluidez do trânsito, gerir os contratos de concessão de rotas e dos meios de transporte alocados aos operadores, implementar o projecto da bilhética, entre outras medidas”, disse Mesquita.


Refira-se que a Agencia Metropolitana de Transporte de Maputo foi criada pelo Decreto nº 85/2017, de 29 de Dezembro, sendo uma instituição pública responsável pelo planeamento e gestão do transporte público na zona metropolitana de Maputo, sob tutela do Ministério dos Transportes e Comunicações.