A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo, acolheu esta terça-feira dia 08 de Outubro de 2019, as 9:30, na sede da Agência, sita na Rua de Mukumbura nº 164, a cerimónia de Assinatura do memorando de entendimento com a AUTOGÁS, sendo a única empresa que opera no ramo de venda de gás natural veicular no país e com mais de 10 anos de experiência no mercado e é responsavel pela implementação da Estratégia de Massificação do Uso do Gás Natural Veicular no país.
O memorando com a AUTOGÁS tem como objectivo a promoção do uso do Gás Natural nos Autocarros de Transportes Públicos dentro da Área Metroplitana de Maputo.
A luz do referido no memorando, o primeiro projecto visa preconizar a importação de 80 autocarros de 40 lugares movidos a gás natural que serão alocados a operadores privados pela AMT através de um financiamento misto ja assegurado de aproximadamente US$ 3.5 Milhões, pelo sector privado, o qual será amortizado num período de 30 meses.
O projecto de Gás Natural Veicular tem como objectivo estratégico introduzir um sitema de transporte urbano de passageiros amigo do ambiente, reduzir o tempo de viagem e poroporcionar transporte para as zonas críticas ainda atendidas com dificuldades por ”my love” e outros de baixa qualidade.
A introdução dos 80 autocarros movidos a gás natural, vai provocar uma redução de cerca de 10,500 toneladas por ano de gases prejudiciais à saúde humana e camada de ozono;
O projecto será de âmbito regional, prevendo a cobertura das rotas da Área Metropolitana de Maputo, nas zonas da Matola, Boane, Namaancha, Maputo, Marracuene, Bobole, Manhiça e Magude. O novo projecto irá incrementar a oferta com cerca de 36.000 passageiros por dia e cerca de 1.080.000 passageiros por mês.