amt autogasA Agência Metropolitana de Transporte de Maputo, acolheu esta terça-feira dia 08 de Outubro de 2019, as 9:30, na sede da Agência, sita na Rua de Mukumbura nº 164, a cerimónia de Assinatura do memorando de entendimento com a AUTOGÁS, sendo a única empresa que opera no ramo de venda de gás natural veicular no país e com mais de 10 anos de experiência no mercado e é responsavel pela implementação da Estratégia de Massificação do Uso do Gás Natural Veicular no país.


O memorando com a AUTOGÁS tem como objectivo a promoção do uso do Gás Natural nos Autocarros de Transportes Públicos dentro da Área Metroplitana de Maputo.

A luz do referido no memorando, o primeiro projecto visa preconizar a importação de 80 autocarros de 40 lugares movidos a gás natural que serão alocados a operadores privados pela AMT através de um financiamento misto ja assegurado de aproximadamente US$ 3.5 Milhões, pelo sector privado, o qual será amortizado num período de 30 meses.

amt autogas 1O projecto de Gás Natural Veicular tem como objectivo estratégico introduzir um sitema de transporte urbano de passageiros amigo do ambiente, reduzir o tempo de viagem e poroporcionar transporte para as zonas críticas ainda atendidas com dificuldades por ”my love” e outros de baixa qualidade.
A introdução dos 80 autocarros movidos a gás natural, vai provocar uma redução de cerca de 10,500 toneladas por ano de gases prejudiciais à saúde humana e camada de ozono;

O projecto será de âmbito regional, prevendo a cobertura das rotas da Área Metropolitana de Maputo, nas zonas da Matola, Boane, Namaancha, Maputo, Marracuene, Bobole, Manhiça e Magude. O novo projecto irá incrementar a oferta com cerca de 36.000 passageiros por dia e cerca de 1.080.000 passageiros por mês.