A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo em parceria com a Maxcom Mozambique SA, iniciou em Feveriro de 2021 a implementação do sistema de Bilhética Electrónica na Área Metropolitana de Maputo (AMM). Este sistema usado, nos transportes públicos, consiste basicamente no pagamento do valor das passagens de forma electrónica, utilizando o cartão inteligente FAMBA.
No mês de Fevereiro tivemos o sistema a funcionar no corredor 6 da Katembe, ligando Anjo Voador a Katembe/Ponte Cais/Ka Elisa/ Incassane/ Chamissava/Inguide Bela Vista e Ponta do Ouro. Iniciamos também no dia 22 Fevereiro o serviço no corredor 5 de Marracuene ligando a Baixa, Bobole, Txumene e Pça Combatentes a Marracuene. Embora o pagamento das viagens, a bordo dos autocarros, ainda seja permitido em numerário, apraz-nos registar a adesão dos nossos passageiros ao cartão FAMBA.
No corredor 6 da KaTembe registamos 46,794 passageiros que usaram o cartão FAMBA entre 1 a 28 de Fevereiro de 2021 e no corredor 5 de Marracuene registamos, entre os dias 22 a 28 de Fevereiro, registamos 4,966 passageiros que usaram cartão FAMBA, totalizando o número total de 51,760 passageiros transportados com recurso ao cartão FAMBA, em Fevereiro.
Este processo vai continuar estando previsto que, até à primeira semana de Abril, todos os corredores estejam preparados para usarem o cartão FAMBA. Este processo traz inúmeras vantagens para todas as partes, no que respeita ao controlo de gastos e trocos pelos passageiros (nesta fase) e para os operadores. A AMT passa a ter dados para saber como os passageiros se movimentam na rede estrutural da área metropolitana de Maputo, dados esses que são muito importantes para a afectação da frota nos corredores de maior pressão e para melhores tomadas de decisão.
O recarregamento do cartão Famba será feito através de dinheiro em numerário nas cabines ou pelas carteiras móveis (M-Pesa) ou através do código USSD *440# pelos telemóveis. Está ainda disponível um aplicativo para telemóveis Android na PlayStore designado por FAMBA. Com este aplicativo instalado nos telemóveis dos passageiros, poderão ter todos os serviços disponíveis.
Mais informações poderão ser obtidas ligando à central de atendimento, linha cliente: 94440 ou website www.famba.co.mz, email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Maputo, 1 de Março de 2021